Medicina Preventiva /

Notícias

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

30/08/2017

 Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Bensaúde une forças à ação em combate à doença que atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas

 A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune - ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. 

 A conscientização e a informação são as melhores armas contra a doença e no dia 30 de agosto o Bensaúde une forças à ação do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla para levar informações a toda população.

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, enquanto no Brasil são mais de 30 mil portadores, sendo que apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico, de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). 

 O diagnóstico é mais comum entre as pessoas de 21 a 35 anos, sendo mais recorrente entre as mulheres. A doença neurológica tem causa ainda desconhecida, mas é possível amenizar os sintomas. 

 Entre os sintomas estão fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. Por serem comuns, muitas pessoas confundem os sintomas com outras doenças inflamatórias e infecciosas.

 O recomendado é que o paciente procure um neurologista ao sinal de qualquer suspeita.

 Celebrada pela primeira vez em 2006, a data surgiu a partir da ABEM - Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, que visava buscar algo de representatividade nacional que aumentasse a visibilidade da Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios enfrentados no dia a dia. A data escolhida foi em homenagem à Ana Maria Levy, fundadora da ABEM e que nasceu no dia 30 de agosto.




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas