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Vitamina D e Magnésio

21/07/2017

Vitamina D e Magnésio é tema do Dia Viva Bem

A palestra irá abordar quais os benefícios das substâncias e o que a deficiência pode causar ao organismo


O setor de Medicina Preventiva do Bensaúde promove no dia 27 de julho, quinta-feira, a partir das 8h30, o Dia Viva Bem, que traz a palestra Vitamina D e Magnésio, ministrada pelo ortopedista Dr. Mauro Sérgio Penteado. O evento, promovido mensalmente para os beneficiários, será realizado no Auditório do Bensaúde.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e os principais benefícios são o fortalecimento dos ossos, pois a substância é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos, e a proteção do coração, pois a vitamina participa das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneos e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina.

A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. A substância também pode ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de várias doenças.

Já o Magnésio é um mineral essencial para a vida e sua principal função é ativar enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e eletrólitos. Dentre os benefícios, a substância é importante para os ossos, pois atua na regulação da entrada e saúde de cálcio, controlando o metabolismo de cálcio para manutenção da homeostase sanguínea e adequação da formação da matriz óssea. Também participa da ativação da vitamina D. 

O Magnésio é fundamental para a formação da serotonina neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Por esse motivo, a substância também ajuda a aliviar ou prevenir o estresse. Além disso, contribui para manter a pressão arterial equilibrada, prevenindo e combatendo a hipertensão, atua no metabolismo da glicose e na secreção da insulina, sendo benéfica para os diabéticos.

A deficiência de Magnésio aumenta o risco de acidente vascular cerebral, anemia, poliúria, tensão pré-menstrual, disritmias cardíacas e desordens estéticas como acne e celulite.

As principais fontes de Magnésio são: farelo de trigo, semente de abóbora, nozes, grão de bico, aveia, agrião, beterraba, abacate, carnes, frutos do mar e vegetais verde. É importante consumir da forma mais natural possível, sendo crus, cozidos no vapor ou grelhados as melhores opções.

Em casos de carência da substância após o diagnóstico bioquímico ou doenças relacionadas à baixa imunidade, o suplemento de magnésio é indicado, mas sempre com orientação médica.


Dia Viva Bem sobre Vitamina D e Magnésio

Palestrante: Dr. Mauro Sérgio Penteado

Data: 27 de julho, quinta-feira

Horário: 8h00

Local: Unidade Redentora do Bensaúde - Rua Redentora, 3.140

Informações: 17 3214-6490

 




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