Medicina Preventiva /

Notícias

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

21/03/2017

 Dia 21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

Essa data foi escolhida não por acaso. Tem a ver com o cromossomo 21, que é triplicado em todas ou em maior parte das células de um indivíduo portador da síndrome. O que deve ficar claro é que não é uma doença e sim uma condição dessa pessoa, pois eles possuem muito mais características em comum com o resto da população do que diferenças.

O objetivo desta data é reforçar as ações contra o preconceito e tornar esse indivíduo capaz de conviver e interagir na sociedade, seja entre familiares, amigos, escola, ambientes corporativos ou qualquer outra área.

A síndrome de Down foi descoberta pelo médico John Langdon Down em 1852, daí o motivo do nome da síndrome. E apesar de ainda estarmos distantes do ideal, hoje os portadores são mais reconhecidos e é por isso que, pois, é dito que existem mais portadores. Mas não é isso. É que antigamente eles não eram expostos, não saiam de casa, muitas vezes eram motivo de vergonha para suas famílias e hoje existe melhor conscientização sobre o assunto, cuja ciência já trouxe bastante contribuição para melhorar as condições de saúde e de socialização de seus portadores.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

 

Fonte de pesquisa:

www.movimentodown.org.br




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas