Medicina Preventiva /

Notícias

Hanseníase

13/01/2017

Dia 26 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, doença infecciosa e uma das mais antigas já registradas na literatura, também conhecida como lepra. A doença afeta principalmente a pele, mas pode passar também para os olhos, nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente.

O primeiro e principal sintoma é o aparecimento de manchas de cor parda ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos. Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas orelhas, mãos e cotovelos.


A doença tem cura, mas o diagnóstico precoce é essencial para evitar sequelas e a transmissão para outras pessoas. O tratamento é feito com antibióticos e alguns medicamentos específicos.


A melhor forma de se prevenir doença é mantendo o sistema imunológico eficiente, através de uma boa alimentação, pratica de atividade física e a manutenção de condições aceitáveis de higiene.


Fique atento aos sinais e, em caso de suspeita, procure o seu dermatologista.




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas