Medicina Preventiva /

Notícias

Envelhecimento

22/09/2016

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média de vida de um cidadão brasileiro é de 75,2 anos. Este número vem aumentando sucessivamente nas últimas décadas, levando a um rápido envelhecimento das populações em todo o mundo, resultado principalmente às quedas de natalidade, avanços tecnológicos e médicos.

Para um envelhecimento bem-sucedido, deve-se analisar não apenas a ausência de enfermidades, mas também a manutenção das condições de autonomia e de funcionalidade.

A autonomia pode ser definida como a liberdade para agir e tomar decisões no dia a dia, relacionadas à própria vida e à independência. Pode também ser entendida como a capacidade de realizar atividades sem a ajuda de outra pessoa, necessitando, para tanto, de condições motoras e cognitivas suficientes para o desempenho dessas tarefas.

A independência funcional propicia aos idosos a participação na comunidade, fortalecendo vínculos sociais e familiares, de amizade e de lazer.

Embora a maior parte dos idosos, com o passar do tempo, apresente múltiplos problemas de saúde, a idade avançada não implica em dependência.

O primeiro passo para uma "melhor idade" é a independência funcional do idoso, a que se deve a eliminação ou controle dos fatores de riscos, como Diabetes e Hipertensão Arterial, prevenção ou detecção precoce de doenças, recuperação e reabilitação física. A capacidade funcional também depende de fatores demográficos, socioeconômicos, culturais e psicossociais.

Uma vida mais longa é um recurso valioso. Entretanto, o aumento da longevidade dependerá muito do estilo de vida de cada um, para isso é importante a eliminação do fumo, controle do consumo de bebidas alcóolicas, o aumento da atividade física e a melhora dos padrões nutricionais.

É possível viver mais e melhor, através da busca do envelhecimento com independência e autonomia, com boa saúde física e mental, enfim, um envelhecimento saudável e ativo.

 

Fonte de pesquisa: www.brasil.gov.br

http://brasilescola.uol.com.br/brasil/expectativa-vida-dos-brasileiros.htm;

http://sbgg.org.br/




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas