Medicina Preventiva /

Notícias

Superação

26/08/2016

Ao falar do assunto superação é fácil lembrar de cenas como de maratonistas cruzando a linha final cambaleando, sem forças ou de casos de superação no esporte, como do zagueiro do Paris Saint Germain e da seleção brasileira, Thiago Silva, que venceu a tuberculose para ser um dos maiores zagueiros do mundo ou mesmo do lutador de MMA Minotauro que, aos 11 anos, foi atropelado por um caminhão e teve que passar por diversas cirurgias, travando uma grande luta pela vida, antes de se consagrar como um dos mais respeitados atletas no mundo.

No esporte sempre é possível encontrar casos de pessoas que vencem barreiras para tornar-se grandes talentos. Mas a superação é algo que se destaca na história da humanidade. Desde Beethoven, que mesmo surdo, continuava compondo, passando pelas pessoas que após sofrerem um acidente precisam superar as barreiras e suas limitações. Todos esses tipos de superação tem o seu valor. A superação vem basicamente da vontade de realizar algo maior, de superar os próprios limites e a fórmula é simples e ao mesmo tempo trabalhosa: dedicação + emoção + entusiasmo + apoio = conquista!

A palavra entusiasmo vem do grego e significa "sopro divino". Os antigos gregos, politeístas, entendiam que a pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Sendo assim, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Transpondo para os dias atuais, é fazer tudo com prazer e ter prazer em tudo que faz. Porém, quase todos tem o velho hábito de superestimar nossos desconfortos, colocando-se na posição de que a própria dor é maior que a dos outros e o problema não se compara com o de ninguém. Dificilmente olha-se ao redor e observa-se que existem pessoas com adversidades maiores e que, no entanto, vão à luta e as superam. Temos os atletas paralímpicos como demonstrativo de força de vontade, dedicação e disciplina, assim como temos também centenas de milhares de pessoas que todo dia sobem ao pódio da superação.

Desafios existem para serem enfrentados. O que mais causa angústia e dor não é a situação em si, mas o acomodamento e o conformismo. Toda adversidade traz em si lições ou provas para enriquecer o nosso crescimento e a nossa evolução e nem sempre estamos dispostos a sair de nossa zona de conforto. Muitas vezes nos falta autoestima e clareza para visualizarmos o problema e extrairmos dele o necessário aprendizado.

A atitude da superação é consciente e acontece de dentro para fora. É no íntimo de cada um que reside sua semente, essa fonte energética que ao ser acionada aquece o ânimo e motiva as capacidades tanto reativas como criativas do ser humano.

A atividade física é uma forte aliada nesse processo de superação, porque tem o poder cientificamente comprovado de revigorar, melhorar as condições físicas e mentais, desencadeando prazer e motivação para realizar-se.

 

Fonte: www.administradores.com.br

http://somostodosum.ig.com.br

http://getfit4life.com.br



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas