Medicina Preventiva /

Notícias

Colesterol Alto ou Hipercolesterolemia

08/08/2016

Colesterol é uma substância gordurosa sendo a maior parte produzida no fígado. É transportado no sangue por proteínas especiais, as lipoproteínas, as quais tem a função de levar este colesterol para todas as células do corpo. Sendo assim, ele possui várias funções no corpo humano, sendo utilizado principalmente para produzir hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 


As mais importantes lipoproteínas são o LDL e o HDL. O LDL é o mais importante carregador de colesterol no sangue, sendo denominado "colesterol ruim" porque deposita-se na parede das artérias, provocando a formação de placas de gordura que estreitam os vasos e podem impedir a circulação do sangue. O HDL ou "bom colesterol" retira-o da parede das artérias, levando-o de volta ao fígado para ser eliminado do organismo. Portanto, quanto maior sua concentração no sangue, melhor o fluxo sanguíneo por haver menor quantidade de gorduras localizada nas artérias.


Existem três causas principais da alteração nos níveis de colesterol, a primeira se deve pelo fator genético, a segunda pela alimentação rica em gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados e a terceira por possuir outras doenças, como por exemplo, hipotireoidismo, diabetes e problema renal.


Quando o colesterol total e o LDL estão altos é chamado de hipercolesterolemia. Se o depósito de gorduras ocorre nas artérias coronárias, pode haver infarto do miocárdio. Se ocorrer nas artérias cerebrais, pode provocar acidente vascular cerebral (AVC).


Segundo especialistas, o colesterol é um importante fator de risco cardíaco, mas não pode ser olhado isoladamente nos casos de infarto. Muitas pessoas têm outros fatores importantes associados, como doença cardíaca preestabelecida, diabetes, tabagismo, obesidade e/ou hipertensão arterial que somando todas aumentam as chances de infarto ou AVC. Eles referem que o risco de infarto existe mesmo para aqueles que tomam medicamentos para controlar o colesterol. O que significa que, se baixar os níveis de colesterol total e LDL, não quer dizer que eliminou o risco de sofrer um infarto, o risco diminuiu em cerca de 30%, porém se mantiver com outros fatores associados como mencionado acima as chances de sofrer um ataque cardíaco ainda existe.


O controle do colesterol é importante, pois desacelera o endurecimento das artérias e pode também regredir o processo de crescimento da placa de gordura. 


Uma alimentação rica em gorduras insaturadas, fibras e antioxidantes, pobre em gorduras saturadas, trans e carboidratos simples, além de praticar exercícios físicos regularmente, está indicado para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. Porém, se há um quadro de hipercolesterolemia é ainda mais importante. Sendo que, nem sempre é necessário o uso de medicação para controle do colesterol.
 
Orientação Nutricional para aumento do HDL e baixar o LDL:
- Consuma, de acordo com a quantidade recomendada, alimentos ricos em gorduras insaturadas, como peixes, azeite extra virgem, linhaça, chia, castanha do pará, abacate;
- Consuma frequentemente alimentos ricos em fibras e antioxidantes, como hortaliças, frutas e cereais integrais (aveia, quinoa, amaranto, centeio);
- Reduza o consumo de carboidratos simples, ou seja, açúcar e pães brancos ; 
- Reduza o consumo de gorduras saturadas presente na carne vermelha, embutidos, margarina, manteiga, creme de leite, requeijão, banha de porco e frituras;
- Não consuma gordura trans presente em produtos alimentícios como alimentos prontos e congelados, bolachas em geral, biscoitos e sorvetes.
 
Fontes: http://sociedades.cardiol.br; http://publicacoes.cardiol.br; http://www.sbh.org.br



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas