Medicina Preventiva /

Notícias

Hepatite Zero

28/07/2016

As hepatites causam doenças que matam a cada ano 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, sendo responsável por 80% dos casos de Câncer no Fígado. É considerada a maior epidemia da humanidade atualmente, segundo dados da World Hepatitis Aliance e da Organização Mundial da Saúde.

Por ser uma doença assintomática até em fases avançadas, estima-se que apenas 5% dos casos estejam diagnosticados, e, se não tratadas, podem evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado. Em inúmeros casos os primeiros sintomas só são percebidos em um estágio que a cura só é possível com transplante de fígado.

A Hepatite C chega a matar duas vezes mais do que a AIDS. Quando descoberta a tempo, pode apresentar boa resposta ao tratamento médico. Por esta razão, pessoas com mais de 40 anos precisam realizar o teste pelo menos uma vez na vida e anualmente em pessoas que se expõem a situações de risco, como as que, compartilham objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, agulhas, equipamentos para confecção de tatuagem e colocação de piercings. Prevenir a doença é fácil: use preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhe objetos de uso pessoal. 

Atualmente o SUS disponibiliza a vacina contra Hepatite B, nos postos de saúde, mas é necessário ter até 49 anos, pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade (independentemente da idade), gestantes, população indígena, trabalhadores da área da saúde, policiais, bombeiros, manicures, profissionais do sexo, homossexuais, usuários de drogas e portadores de DST. A imunização só é efetiva quando se toma as três doses.

É muito importante que as pessoas realizem os testes para saber se estão infectadas pelo vírus. O diagnóstico precoce das doenças é fundamental para ampliar a eficácia do tratamento. Os testes rápidos para hepatites B e C também são ofertados, gratuitamente, nos Centros de Testagem e Aconselhamento espalhados pelo Estado de São Paulo. Em São José do Rio Preto os testes rápidos estão disponíveis pela rede pública no CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS e Hepatites Virais. Endereço: RUA IPIRANGA 291 VILA ESPLANADA.

 

Informações: Telefones: 1732343393 E-mail: sms.cta@riopreto.sp.gov.br
Em casos positivos é necessário seguir todas as recomendações médicas

Fonte de pesquisa: www.hepatitezero.com.br




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas