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Inverno requer cuidados

01/07/2016

No inverno a tendência é a concentração de pessoas em ambientes fechados, o que favorece a circulação de vírus respiratórios, provocando alergias, resfriados e gripes.  Evite deixar locais totalmente fechados, pois a circulação do ar evita a transmissão de vírus e bactérias.

Com a umidade relativa do ar reduzida, há diminuição da transpiração corporal o que resulta em uma pele muito mais seca, o problema se agrava devido aos banhos quentes, os quais são responsáveis pela remoção da oleosidade natural de forma mais severa. A pele pode ficar com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas, evitar banhos muito quentes e demorados, pelo menos o rosto deve ser lavado com água fria, no mínimo morna.

Os lábios, no inverno, precisam de proteção redobrada, as baixas temperaturas provocam rachaduras e ressecamento, pequenas fissuras na boca, se não tratadas, atraem bactérias e podem provocar infecções. É uma atitude errada passar a saliva para umedecer os lábios, pois a mesma contém pequenas enzimas digestivas que podem provocar até dermatite irritativa. Protetores labiais são indicados para uma hidratação eficiente.

Manter a ingestão de água durante o inverno é essencial para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica mais debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, nesta estação os chás quentes são ótimas alternativas para hidratação.

Devido ao frio, acentua-se o uso de calçados fechados, mas o cuidado com os pés deve ser mantido. Colocar as meias após o banho, sem secar bem a região pode ocasionar mais fungos, bactérias e frieiras. O ideal é o uso de meias de algodão, para evitar que os pés fiquem úmidos e proliferem as micoses.

Nessa época do ano, as pessoas andam mais encurvadas encolhendo-se por causa da temperatura mais fria, quem já tem algum problema postural, os episódios de dores lombares, dores no joelho e dores de cabeça aumentam. A prática de atividade física não deve ser limitada no frio.  Os alongamentos devem ser incorporados no dia a dia, não só apenas durante o treino de atividade física, se realizado por repetidas vezes, a musculatura se solta o que reduz significativamente quadros de dor, principalmente no inverno.

O frio não pode ser incômodo para o organismo. O corpo precisa do calor é importante estar sempre aquecido e protegido do frio.

Fonte de pesquisa: www.minhavida.com.br<http://www.minhavida.com.br



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