Medicina Preventiva /

Notícias

Dia Mundial da Saúde 2016

14/04/2016

Todos os anos, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril e a cada ano a OMS - Organização Mundial da Saúde, juntamente com outras organizações internacionais escolhem um tema cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde nas suas vidas.

Neste ano, a OMS em parceria com a Federação Internacional de Diabetes, irão alertar sobre esta doença que a cada ano é responsável por 14,5% do total de todas as mortes que ocorrem no mundo. Conforme a Federação Internacional de Diabetes, em 2015, cerca de 5 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos foram a óbito devido ao diabetes, muito mais do que todas as guerras, conflitos armados, HIV/AIDS e diversas outras doenças juntas. Mesmo assim, a grande maioria da população não toma os cuidados necessários para prevenir e combater esta doença.

No Bensaúde, os colaboradores tiveram a oportunidade de realizar o teste de glicemia capilar, aferir a pressão arterial, verificar o IMC (Índice de Massa Corporal) e a circunferência abdominal, através da campanha realizada internamente juntamente com a equipe da Medicina Preventiva.

Estas ações têm como objetivo conscientizar da importância de cuidar de sua saúde e identificar possíveis alterações dos índices avaliados para que os colaboradores busquem especialistas e iniciem o tratamento adequado, consequentemente melhorem sua qualidade de vida. Além disso, foi entregue um questionário desenvolvido pela SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o qual avalia o risco de desenvolver diabetes tipo II em um período de 10 anos.

Após tabulação dos dados avaliados foi observado que 47% dos colaboradores estão acima do peso, sendo que destes 13% apresentam algum grau de obesidade, segundo a classificação do IMC (Índice de Massa Corporal). Para isso, é necessária maior atenção dos colaboradores, pois o risco para desenvolvimento de doenças crônicas aumenta quando o peso corporal se apresenta acima da faixa normal.

Já na classificação da circunferência abdominal verificou-se que 30% de todos os funcionários apresentam valores acima dos limites desejáveis (mulheres acima de 88 cm e homens acima de 102 cm), resultando em maior risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

No momento da aferição da pressão arterial constatou-se que apenas 1% dos colaboradores estava com pico hipertensivo, valor de 150 x 100 mmHg, sendo que o limite aceitável é de 140 x 90 mmHg.

No que se refere à glicemia capilar verificou-se que 6% estavam com valores acima de 99mg/dl (jejum) ou 140 mg/dl (pós refeição), valores estes considerados normais. Além de que 8% apresentou hipoglicemia no momento do teste, com valor menor de 70md/dl.

É necessário que todas as pessoas estejam atentas ao seu estilo de vida, incluindo hábitos alimentares, prática de atividade física, peso corporal, alteração na pressão arterial e/ou no teste de glicemia. E especial cuidado devem ter as pessoas com histórico de diabetes na família, que somando-se aos fatores de risco, as chances são altas em desenvolver o Diabetes.

Para avaliação do questionário de risco para desenvolvimento do Diabetes tipo II observou-se que a maioria apresentou Baixo Risco o qual, segundo a SBEM para esse grupo, as chances é de 1 em cada 100 pessoas de desenvolver diabetes no período de 10 anos. Por esse motivo, o Bensaúde investe em programas de promoção à saúde, sendo de fundamental importância que os colaboradores mantenham hábitos de vida saudáveis ao longo de toda vida.

Fechando com chave de ouro as comemorações desta data, a presidente voluntária da AACD, Adriane Cirelli, ministrou para os colaboradores, a palestra "Aprendizes da Felicidade", com o objetivo de mostrar a importância da felicidade, da gratidão, da superação diária para a saúde emocional. Entre as reflexões propostas, ela apresentou sua filha Adrieli, que demonstrou cantando que sua força de vida é muito maior que qualquer limitação física.

Fontes de pesquisa: http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/event/en/; http://www.sonoticias.com.br



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas