Medicina Preventiva /

Notícias

Otimismo faz bem à saúde

08/04/2016

Encontrar algo bom em cada dia renova as esperanças. No entanto, não se pode apenas acreditar que tudo se resolverá como num passe de mágica, só por ter tido uma visão otimista da situação que aflige. Esse pensamento deve servir de combustível para mudar o que não está indo bem.

Essa atitude otimista foi estudada pela Health Behavior and Policy Review e o resultado revelou que os otimistas apresentam melhores níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Tudo porque pessoas assim tendem a ser mais ativas e a buscar hábitos mais saudáveis. De maneira geral o otimismo, quando comparado ao pessimismo, está associado a menores taxas de infarto, menor mortalidade por causas cardíacas e melhores resultados em cirurgias cardíacas.

O Instituto de Pesquisa em Envelhecimento, dos Estados Unidos também concluiu através de suas pesquisas com idosos acima de 95 anos, que o otimismo, o bom astral e a extroversão contribuem para a longevidade, pois evitam as alterações hormonais e a produção de radicais livres que aceleram o envelhecimento. Mesmo que essas características não existam desde sempre. Isso mostra que nunca é tarde para mudar o modo de ver a vida e lidar com o estresse do cotidiano.

A genética também possui uma parcela de responsabilidade nessa forma de encarar a vida. Um estudo realizado na Universidade Britânica de Essex, revelou que pessoas que carregam um determinado gene associado ao transporte de serotonina no cérebro (que regula o humor e a sensação de prazer), tem mais predisposição a focar nos aspectos positivos da vida. De acordo com o levantamento, quem não conta com esse gene do otimismo apresenta maior potencial para sofrer de depressão. Porém, mesmo tendo a ciência a frente dessa constatação, os especialistas concordam que maior é o peso do comprometimento da pessoa com sua busca pela felicidade, do que o da genética.

Outro aspecto importante é lembrar que aumentam as chances de ir mais longe na carreira, assim como nos anos de vida, aquele que tem o pensamento positivo. Ser sociável, experimentar coisas novas e solucionar problemas com autoconfiança são características valorizadas no ambiente profissional.

É fato que problemas sempre vão existir e que algumas situações parecem impossíveis de se encarar positivamente. Mas é possível transformar dor em renovação de vida, onde outras possibilidades antes não cogitadas, passam a agregar valor à vida. Por exemplo, a perda de um ente querido numa ação social para ajudar outras pessoas. As brigas dentro de casa, numa forma de reavaliar os seus relacionamentos. A falta de dinheiro em criatividade para um novo empreendimento. E por aí vai... Lembrando sempre que para tudo existe um tempo e um esforço a ser dispensado, mas que sempre vale a pena, nem que seja pela experiência adquirida.

Exercitando seu lado positivo:

- Tome posse de suas conquistas: Não acredite que aquilo que você almejava aconteceu por acaso ou por falta de alternativa melhor. Você é merecedor!

- Invista em melhores hábitos: Pratos mais coloridos, diminuição do açúcar, da gordura e do sal, atividade física com regularidade, exercício da sua fé (leituras edificantes, grupos religiosos, momentos de preces e reflexões), tempo para família, amigos e lazer. Tudo isso contribui para seu fortalecimento físico e emocional.

- Acumule alegrias: Converse com pessoas de bom astral, assista comédias, ouça músicas dançantes, permita-se brincar com as pessoas, com crianças ou animais.

- Troque ideias: Ouça a opinião de pessoas que você confia ou tente entender o ponto de vista do outro, se estivesse no lugar dele.

- Evite palavras e pensamentos negativos: Afaste da sua cabeça frases do tipo "Eu não consigo", "Isso não vai dar certo", "Está muito difícil" e exclua definitivamente as expressões "Não sou ninguém", "Não sirvo pra nada" e coisas semelhantes.

Por mais nublada que esteja a realidade, se esforçar para ver uma luz no fim do túnel tem efeito transformador nas suas atitudes, no meio em que vive, nos seus problemas e até na sua saúde.

Fonte de pesquisa: www.saúde.ig.com.br;  www.einstein.br



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas