Medicina Preventiva /

Notícias

Dia Mundial do Rim - "A Prevenção da Doença Renal Começa na Infância"

18/03/2016

Nossos rins exercem várias funções que interferem diretamente na harmonia entre os diversos órgãos de nosso corpo. É através deles que é feita, por exemplo, a filtragem de nosso sangue. 

Um órgão vital que precisa ser muito bem cuidado, merece um dia especial de conscientização sobre sua importância e sobre como mantê-lo sempre saudável.

O dia mundial do rim, anualmente celebrado em todo o planeta no mês de março, é uma data especial para sociedades do mundo inteiro. Neste dia são realizadas ações para divulgar informações sobre a prevenção de doenças renais.

No Brasil, a campanha é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, que neste ano de 2016 tratará do tema "A Prevenção da doença renal começa na infância" e tem como meta, alertar a população sobre a adoção de hábitos saudáveis desde a infância.

O Bensaúde, através de seu setor de Medicina Preventiva, mais uma vez participa intensamente da campanha. Ações junto à sociedade rio-pretense já são uma tradição do Bensaúde que há vários anos aproveita o Dia para promover ações preventivas a seus beneficiários e à toda população.

No dia 10 de março de 2016, o Bensaúde mais uma vez participou da campanha do Dia Mundial do Rim. Em um estande montado no Riopreto Shopping, profissionais da equipe da Medicina Preventiva realizaram orientações sobre doenças renais crônicas, distribuíram panfletos explicativos da Sociedade Brasileira de Nefrologia, aferiram a Pressão Arterial de 104 pessoas interessadas, distribuíram 200 copos de água mineral para estimular o consumo de líquidos e aplicaram 82 questionários para análise de riscos de doenças renais

O questionário tinha a função de identificar quantos fatores ou comportamentos de risco tinha cada indivíduo em seu dia-a-dia. Apenas 10,4% não demonstraram nenhum comportamento de risco para doença renal.  37,5% afirmaram ter três ou mais e os demais 52,1% apresentaram um ou dois fatores ou comportamentos de risco.

 25% das crianças avaliadas bebem pouca água, apresentam dificuldade em ganho de peso e de crescimento e possuem histórico familiar de doença renal. Todas as crianças avaliadas possuem o hábito do consumo de alimentos industrializados e ainda não realizaram nenhum tipo de avaliação da função renal.

 Concluiu-se ser necessária a conscientização e o incentivo da população em geral sobre os cuidados com seus rins, como a maior ingestão de água e o controle com a alimentação.

 Assim, a partir de mudanças de hábitos, todos podem cuidar de um órgão essencial que merece muita atenção.  







Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas