Medicina Preventiva /

Notícias

Bensaúde na Luta contra o Aedes Aegypti

04/03/2016

A Equipe da Medicina Preventiva do Bensaúde esteve no Riopreto Shopping nos dias 25 e 26 de Fevereiro em uma ação de conscientização da importância da eliminação dos criadouros do Aedes Aegypiti.

A campanha teve o apoio do Rotary. Todos unidos em prol ao combate do Aedes Aegypti. No stand foi possível ver das larvas do mosquito, os peixes Lebiste que comem as larvas e a Zikadeia (armadilha de mosquito feito com garrafa Pet), confeccionadas pelo Rotary.

O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e mosquito. O seu controle é difícil por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver por mais de 1 ano até a chegada de água. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surgem os mosquitos adultos.

As larvas se desenvolvem em água parada, limpa ou suja, assim os principais criadouros são pneus, garrafas, vasos de plantas e calhas, mas também existem diversas situações em que a água fica parada propiciando a eclosão de novos ovos do mosquito.

Se apresentar febre, dor de cabeça, no corpo, atrás dos olhos, fraqueza, coceira e manchas avermelhadas, reforce a hidratação e procure uma unidade de saúde.

O único modo possível de evitar a transmissão das doenças é a eliminação do mosquito transmissor. A infestação do mosquito é sempre mais intensa no verão, em função das altas temperaturas e das chuvas, fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar esta situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle durante todo o ano.

A campanha se estenderá nas Unidades do Bensaúde onde serão entregues panfletos informativos e os beneficiários poderão, através de um painel, aprender a distinguir os sintomas das três doenças que o mosquito transmite a Dengue, Chikungunya e Zika.

Faça você também parte dessa luta, reserve um dia na sua semana para combater os criadouros. Essa ação depende do empenho de toda a população.

Fonte: Combateaedes.saude.gov.br





Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas