Medicina Preventiva /

Notícias

Doação de sangue

29/01/2016

Não há substituto ao sangue humano. Só a doação pode salvar vidas!

Por isso, mais do que captar um doador, o que os hemocentros e o Ministério da Saúde querem é criar a fidelização dos doadores, isto é, fazer com que as pessoas doem com frequência. Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos; algumas complicações leves, como queda de pressão e tontura, que muitas vezes estão ligadas à ansiedade.

Segundo o Ministério da Saúde, entre as pessoas que doaram sangue nos últimos cinco anos, 40% o fizeram duas vezes por ano - índice abaixo do ideal. Baseados em estatísticas é que se enfatiza a importância de manter sempre abastecido os bancos de sangue por meio das doações. Doar sangue é fácil e seguro, não engrossa e nem afina o sangue do doador. Não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.

Há determinadas épocas em que aumenta a necessidade de transfusão de sangue, como por exemplo, no Carnaval. Faltando poucos dias para o início do carnaval é necessária a conscientização deste ato tão simples e imenso ao mesmo tempo, pois a cidadania se torna social e humana, tendo em vista que poderá salvar vidas.

O Banco de sangue do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto, juntamente com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) estão em campanha para receber doadores e o Bensaúde apoia e também se mobiliza em conjunto para divulgar esta ação.




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas