Medicina Preventiva /

Notícias

Dieta Detox

14/01/2016

Depois do Natal, Reveillon, confraternizações e comilanças é hora de voltar à rotina alimentar equilibrada.

Uma boa dica é iniciar o ano com um cardápio detox, ou seja, para detoxificação do organismo. Trata-se de um processo que ocorre naturalmente pelo organismo que visa eliminar substâncias tóxicas. O fígado e o intestino são os principais órgãos envolvidos nesse processo.

Existem duas principais limitações para que o corpo não consiga fazer adequadamente a detoxificação, como problemas genéticos (que possam impedir ou dificultar a eliminação) ou quando o consumo é maior que a capacidade que o organismo tem de eliminação.

O fígado é o órgão que recebe tudo o que passa pelo sangue e reconhece o que é um nutriente importante ou o que é uma toxina, mas para que isso ocorra é preciso uma alimentação rica em nutrientes.

Atualmente com elevada concentração de substâncias estranhas ao corpo, os chamados xenobióticos, há uma dificuldade no processo de detoxificação.

As substâncias estranhas ao corpo estão presentes em produtos de beleza (contém mercúrio), medicamentos, poluição ambiental, desodorantes roll on (alumínio), nos plásticos (Bisfenol A), nos alimentos como conservantes, corantes, adoçantes artificiais, vegetais ricos em agrotóxicos, nitritos e nitratos nos embutidos. Alimentos industrializados em geral como os diet e light, gelatina, suco de caixinha, suco em pó, produtos de padaria, salgadinhos estão cheios dessas substâncias. Há ainda outros fatores que aumentam o caráter tóxico do organismo como jejum, dieta de baixa caloria, dieta pobre em proteínas, deficiência de vitaminas e minerais, dietas ricas em carboidratos refinados, cigarro e álcool.

Inúmeras doenças estão relacionadas com a presença desses xenobióticos como Câncer, Alzheimer, Parkinson, Obesidade, Fibromialgia e vários sinais e sintomas como fadiga, dor de cabeça/ enxaqueca, falta de concentração, ansiedade, compulsão alimentar, má digestão, déficit de memória, concentração ruim, dificuldade de emagrecimento, baixa imunidade, constipação ou diarréia crônica.

A detoxificação ou simplesmente detox pode ser feita para melhorar inúmeros desses sintomas a qual sua finalidade é de reduzir o caráter tóxico dessas substâncias e eliminá-las. Mas a partir do momento em que se inicia este processo o metabolismo pode reagir melhor e haver emagrecimento.

Para que ocorra de forma correta sem prejudicar o metabolismo deve-se ter uma alimentação livre de agrotóxicos quando possível, livre de leite e derivados (um dos principais alimentos contaminados por antibióticos e hormônios), sem glúten, sem aditivos químicos e produtos industrializados.

Os principais alimentos para a introdução da detoxificação são as brássicas (brócolis, couve flor, couve de bruxelas, repolho, nabo, rabanete), alho, temperos de ervas (açafrão, curry, alho, salsinha, salsão, páprica, gengibre), sucos com frutas detoxificantes como abacaxi, melão, limão, melão, melancia, chás como cavalinha, salsaparrilha, hortelã, hibiscos, suco verde (feito de clorofila das folhas) e biomassa da banana verde. Muitas vezes é indicada a suplementação de fibras associado ao consumo de probióticos (lactobacilos) para que haja melhor funcionamento intestinal e consequentemente maior eliminação de toxinas.

A dieta detox deve ser prescrita por um nutricionista, feita por um período determinado, dependendo da necessidade individual, e sua indicação geralmente é para todos que de alguma forma querem eliminar toda carga tóxica para iniciar ou reiniciar uma alimentação saudável, com o objetivo de obter o equilíbrio metabólico, saúde e qualidade de vida.

Fontes: http://www.equilibrionutricional.com.brhttp://www.nutrijobst.com.brhttp://www.anutricionista.com; http://revistanutrirmais.com.br




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas