Medicina Preventiva /

Notícias

Novembro: Vamos continuar atentos?

09/11/2015

Em novembro a campanha de conscientização da importância dos exames de detecção precoce de câncer continua, mas desta vez com enfoque no câncer de próstata.

Com igual importância do Outubro Rosa, o Novembro Azul traz em destaque um assunto muitas vezes considerado tabu entre os homens, a necessidade da realização de consultas e exames. Durante o mês, além das ações acerca do tema, também destacamos o Dia Mundial do Diabetes. A doença pode ser prevenida e tratada, a informação é essencial.

Novembro Azul

A campanha de combate ao câncer de próstata é uma forma de sensibilizar os homens sobre a importância dos exames de detecção precoce. O preconceito é um dos grandes vilões. Por desconhecer a real necessidade do exame ou mesmo por machismo, muitos homens não realizam o exame de toque retal, que juntamente com o exame de sangue, o PSA, são a forma de diagnóstico do câncer de próstata. Anualmente, sessenta e nove mil casos são descobertos no país.

Os fatores de risco para esse tipo de câncer englobam envelhecimento e histórico familiar, quando outros homens da família já apresentaram a doença.

É um câncer tardio, sendo mais comum entre os homens com 45 e 50 anos. No início não há sintomas e por ser uma doença de evolução lenta, os primeiros sintomas percebidos são: jato de urina fraco ou reduzido, sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente, dificuldade de iniciar e interromper o ato de urinar, urinar em gotas ou jatos sucessivos, sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos), problemas em conseguir ou manter a ereção e sangue na urina ou no esperma. Diante de qualquer sintoma destes, há a necessidade de procurar o médico, para fazer o diagnóstico desta ou de qualquer outra doença da próstata.

Dia Mundial do Diabetes

O crescente número de casos de diabetes no mundo mobilizou a criação da campanha anual, que acontece desde 1991, data oficial implantada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2007.

Segundo dados estatísticos da IDF (Federação Internacional do Diabetes), atualmente existem mais de 250 milhões de pessoas diabéticas e uma estimativa de que em 2025 esse número suba para 380 milhões de portadores de diabetes tipo 2, que é o tipo da doença que pode ser prevenida, diferentemente do tipo 1.

As campanhas realizadas desde então, focam na educação e prevenção da doença, que desencadeia inúmeras complicações de saúde àqueles que a desenvolvem.

Cerca de 50% das pessoas que são diabéticas ainda não sabe da doença e por isso não se trata; a cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes e outras duas pessoas desenvolvem diabetes; o diabetes é a quarta maior causa mundial de morte por doença, pois traz complicações cardíacas, enfartos, derrame, doença renal, além de cegueira em virtude da retinopatia diabética.

Hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, controle de peso, prática regular de exercícios físicos são fatores que mantém sobre controle o risco de complicações da doença, bem como diminuem a probabilidade de desenvolver. Os sintomas mais comuns da doença são: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada e outros.

Ação Bensaúde

Diante do risco aumentado de morte e comprometimento da qualidade de vida provocado por essas duas doenças, o Bensaúde promoverá no próximo dia 13, das 14h às 20h, uma campanha de sensibilização das pessoas que estiverem no Riopreto Shopping. Serão oferecidos folhetos explicativos e orientações sobre essas doenças e o teste de glicemia capilar para maiores de 18 anos. Esse é mais um trabalho promovido pelo setor de Medicina Preventiva do Bensaúde, que também realiza atividades diversas aos seus beneficiários como forma de resgatar e manter a boa saúde.

Fontes: www.saudedaprostata.org.br; www.novembroazul.com.br; www.diamundialdodiabetes.org.br; www.diabetes.org.br




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas