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Alongamentos

09/09/2015

O sedentarismo é uma das principais causas do encurtamento das fibras musculares. A queixa mais frequente é a perda da flexibilidade, provocando dores lombares por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à musculatura abdominal fraca.

Com a prática regular de alongamentos, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e a causadas pela prática de esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

É necessário alongar adequadamente a musculatura antes e depois de uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular.

É importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma tensão no músculo, sustentando de 15 a 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. Respiração de forma lenta e rítmica, inspirando pelo nariz e expirando pela boca; isso vai facilitar o exercício e permitir chegar mais longe com menos esforço.

Fazer os alongamentos, apressadamente, de forma abrupta ou dando solavancos, pode causar mau jeito e quadros de dor.

Os alongamentos podem ser realizados praticamente a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, em dias de descanso. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento deve ser empregado para trazer bem estar. Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem benefícios como:

  •  Relaxam o corpo e a mente;
  •  Reduzem as tensões musculares;
  • Proporcionam maior consciência corporal;
  • Deixam os movimentos mais soltos e leves;
  • Previnem lesões;
  • Ampliam a mobilidade das articulações;
  • Preparam o corpo para atividades físicas;
  • Ativam a circulação.

Regularidade e relaxamento são essenciais para um bom alongamento. É importante aprender a introduzi-lo em sua rotina. Os limites devem ser respeitados, pois forçar pode causar lesões. Não se preocupe em alongar até o limite, pois aos poucos há o aumento da flexibilidade.

Fonte de pesquisa: www.portaleducacao.com.br




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