Medicina Preventiva /

Notícias

Fibrose Cística

02/09/2015

Você conhece a Fibrose Cística?

A Fibrose Cística (FC) também conhecida como Mucoviscidose é uma doença que afeta glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) e provoca alterações nos pulmões, pâncreas, fígado, intestino e sistema reprodutor.

Para conscientizar a população sobre a importância da doença e divulgar as formas de diagnóstico precoce, desde 2009 foi instituído o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, 5 de setembro.

Se diagnosticada e tratada adequadamente, é possível retardar a evolução da doença e melhorar na qualidade de vida do paciente.

De causa genética, a Fibrose Cística é uma doença diagnosticada ainda na infância. Os pais, que geralmente não manifestam a doença, transmitem o gene defeituoso. O filho ao herdar o gene da Fibrose Cística, apresenta alteração na produção de secreções, que ficam espessas e em volume elevado. Isso provoca mau funcionamento dos órgãos, o muco grosso e pegajoso obstrui vários caminhos do corpo humano.

O diagnóstico é realizado a partir de sinais e sintomas, histórico familiar, resultados alterados no teste do pezinho, teste do suor e exames genéticos.

Tosse crônica, pneumonia de repetição, fezes volumosas, com odor forte e gorduroso, suor salgado, desnutrição, dificuldade de ganhar peso e estatura e uma espécie de alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés, também conhecida como baquetamento são as características clássicas de fibrose cística. Entretanto, a gravidade e a frequência dos sintomas são variáveis e podem ser diferentes conforme a faixa etária do paciente.

O tratamento deve ser individualizado, feito por uma equipe multiprofissional (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos) e iniciado o mais cedo possível. Os melhores resultados são obtidos através de cuidados com profilaxia de infecções, educação continuada do paciente e de seus familiares, detecção precoce e controle de infecções pulmonares, aconselhamento genético familiar, acompanhamento nutricional e fisioterapia respiratória.

Diagnosticar a fibrose cística precocemente e seguir um rígido e contínuo tratamento, é o melhor remédio.

 

Fonte: www.blog.saude.gov.brhttp://unidospelavida.org.br/a-fibrose-cistica, acam.org.br/fibrose-cistica




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas