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Distúrbios de Aprendizagem

27/08/2015

O boletim é sempre o foco dos pais e alunos, mas com a chegada do segundo semestre naturalmente as notas passam a receber ainda mais atenção.

Há a variação de rendimento comum entre os alunos, porém alguns apresentam dificuldades maiores de acompanhar as matérias, o que reflete diretamente nas avaliações. Nesse caso é importante avaliar se existe um distúrbio de aprendizagem.

Distúrbio de aprendizagem é um grupo de problemas crônicos manifestados por dificuldades intensas na aquisição de conhecimentos e da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.

Os principais distúrbios de aprendizagem são:


DISLEXIA: Falha no processamento da habilidade da leitura e escrita. É um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito. A criança não lê e o pouco que lê não entende.

DISGRAFIA: É uma deficiência na linguagem escrita, mais precisamente na qualidade do traçado. É a famosa "letra feia", sem comprometimento neurológico ou intelectual. A criança escreve devagar, retocando as letras e realizando de forma inadequada as uniões entre as mesmas. Ou amontoa as letras para esconder erros ortográficos.

Assim como a dislexia, a disgrafia também está relacionada à má organização de espaço temporal, fazendo com que a organização do caderno ou das linhas ou das margens fiquem comprometidas.

DISCALCULIA: Dificuldade ou incapacidade de realizar atividades aritméticas básicas, tais como quantificação, numeração ou cálculo. Vale lembrar que alguns indivíduos têm menos aptidão para matemática do que outros e, nem por isso, pode-se diagnosticá-los como se tivessem Discalculia.

É necessário o reconhecimento do problema por um profissional adequado, com treino específico da dificuldade em questão, a fim de que a criança supere suas dificuldades com esforço, colaboração da família e da escola em conjunto, acompanhando as etapas de evolução da criança.

Esse profissional, que pode ser Psicólogo, Neuropsicólogo, Terapeuta Ocupacional ou Psicopedagogo, durante a avaliação considerará que a criança tem distúrbio de aprendizagem quando:

- Não apresenta um desempenho compatível com sua idade quando lhe são fornecidas experiências de aprendizagem apropriadas;
- Apresenta discrepância entre seu desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais áreas (expressão oral e escrita, compreensão de ordens orais, habilidades de leitura, de compreensão e de cálculo e raciocínio matemático);
- Apresenta uma diferença significativa entre seu potencial e seu desempenho real;
- Apresenta um desempenho irregular, isto é, a criança tem desempenho satisfatório e insatisfatório alternadamente, no mesmo tipo de tarefa;
- O problema de aprendizagem não for devido a deficiências mental, visual, auditiva, nem a carências ambientais ou culturais ou problemas emocionais.

Muitas vezes a dificuldade da criança é basicamente "dificuldade de ensino" geralmente revelada por queixas do tipo: recusa em ir à escola, agressividade ou passividade, desinteresse, instabilidade emocional, comportamento desordeiro e somatizações. Cada indivíduo aprende de uma forma diferente, e muitas vezes é necessário sintonizar alguns pontos, como por exemplo, a escola mais adequada ao tipo da criança, o envolvimento dos pais no processo de estimulação e o respeito pelo ritmo de cada criança que não pode ser comparada com outras ou culpada pelos momentos de insucesso.

É importante reforçar que crianças com distúrbios de aprendizagem ou as que possuem dificuldades estão na mesma vantagem, pois não são incapazes de aprender. A deficiência que possam ter não é irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados.

Fontes de pesquisa:

www.google.com/site/anabastospsicopedagoga

www.neurologia.srv.br/disturbio-de-aprendizagem




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