Medicina Preventiva /

Notícias

Vícios Posturais

08/07/2015

As posições desalinhadas que adotamos na maioria das vezes em nosso cotidiano podem parecer inofensivas, mas, são esses hábitos que prejudicam a postura e causam desalinhamento nas articulações.

Os vícios posturais chamam mais atenção em crianças e adolescentes, porém, mantidos certamente se tornarão hábitos difíceis de serem excluídos na fase adulta. O problema ocorre quando o uso dessas posições se torna um hábito que aos poucos modela o corpo de maneira desequilibrada e prejudicial.

O Sistema Nervoso Central reconhece os vícios posturais como posturas "normais", tanto que na tentativa de retificarmos nossa postura há um gasto energético o qual ficamos cansados impossibilitando a permanência na postura correta. Os cuidados com a postura são indispensáveis para uma boa saúde e devem ser adotados o quanto antes na infância e na adolescência e nunca abandonados na idade adulta.

Os vícios mais comuns são: - sentar-se sem o apoio das costas no encosto da cadeira com descarga de peso no osso sacro; carregar bolsas e/ou pesos em apenas um dos braços; caminhar olhando para baixo e manter os ombros enrolados; e ainda, a maneira de como sentamos no sofá em nossas casas.

É de suma importância a observação da postura de crianças e adolescentes para que desenvolvam uma educação postural e não sejam necessárias intervenções futuras. Um corpo que se desenvolve com um bom alinhamento terá menor probabilidade de desenvolver problemas de coluna na fase adulta.

 Os vícios posturais podem levar a encurtamentos musculares, dores, espasmos e tensões nos ligamentos e nas articulações, além de compressão nervosa e uma série de problemas posturais.

Os cuidados com o alinhamento postural contribuem para uma melhor qualidade de vida, evitando processos de desgastes articulares, dores, inflamações e disfunções biomecânicas.

Fonte de pesquisa: www.abrcoluna.com.br



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas