Medicina Preventiva /

Notícias

Doe Sangue, Doe vida.

15/06/2015

Você sabia que salvar vidas pode ser simples? Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

Neste último dia 14, domingo, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e o #BemInformado de hoje é sobre a importância da doação e quais são as principais dúvidas acerca do tema.


O inverno está chegando, época em que os estoques de sangue nos Bacos de Sangue do país caem significativamente, as doações são até 30% menores. Isso porque o frio e as férias escolares desestimulam os doadores.


Com estoques baixos e as cadeiras vazias, nos bancos de sangue de todo país as doações são quase um pedido de urgência.  Devido à epidemia de dengue, muitos pacientes precisaram de transfusão de sangue e o estoque ficou em estado de alerta.


Diariamente chegam mais pacientes que necessitam de transfusão. Vítimas de acidente, pessoas que necessitam passar por cirurgias ou estão em tratamento. Doar é preciso para que os tratamentos possam continuar e vidas sejam salvas.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.

A doação pode ser realizada por pessoas entre 16 e 69, aqueles entre 16 e 17 anos devem estar acompanhadas pelos seus reesposáveis legais, deve estar com boa saúde e pesar mais que 50 Kg. Não é necessário estar de jejum, e sim bem alimentados.


O processo de doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Todo o material utilizado é descartável e o sangue doado passa por uma série de exames.


Ato de humanismo e respeito ao próximo, o sangue doado não faz falta para o doador, porém faz toda a diferença para quem recebe.


O Bensaúde reuniu os seus colaborados para a campanha Doadores do Bem, durante toda esta semana eles farão doações no Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa.


Faça você também a diferença, doar sangue é gerar vida através da vida!


Para mais informações e doações:


Banco de sangue / Beneficência Portuguesa


Fone: 3222-3145 / 3222-5305



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas