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Qualidade de vida na Infância

24/03/2015

A infância é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir, que acontecem até os 12 anos de idade. Para prolongar essa experiência, é necessário ter por perto adultos dispostos a orientar, prover e defender a ingenuidade natural da criança. O aprendizado do dia a dia depende dos vínculos afetivos firmados e também a responsabilidade demonstrada através do exemplo, pois é nessa fase que a personalidade se molda para toda a vida.

A qualidade de vida também é algo a ser trabalhado desde cedo, para que a criança cresça entendendo a importância de cuidar de si, dos seus relacionamentos, do meio ambiente e do seu papel enquanto cidadão. Os hábitos saudáveis devem ser estimulados, bem como as noções de higiene, o respeito ao próximo e o interesse nos estudos.

Um ponto fundamental para despertar o interesse da criança pela qualidade de vida é a autoestima. A criança cujos pais ressaltam suas qualidades e mostram que ela tem papel importante no meio que vive, mas sem superproteção ou mimos excessivos, sente-se estimulada a alimentar melhor, estudar mais, respeitar as pessoas, praticar atividade física e sociabilizar com mais segurança. Por outro lado, a autoestima depreciada pode levar a padrões comportamentais que determinarão sua saúde mental fragilizada, tornando-a um adulto inseguro, com baixa autoestima e resistente às mudanças de hábitos e com comportamentos inadequados.

Por outro lado, estamos vivendo numa época onde os pais querem que seus filhos cresçam rápido e sejam capazes de acumular conhecimentos. E nessa busca frenética por informações, esquecem que nesse universo a prioridade deveria ser a despreocupação e não a sobrecarga de funções, que normalmente geram o estresse infantil. Muitas vezes, os pais sonham em ver seus filhos jogando bola igual ao Neymar, dominando a língua inglesa antes mesmo de aprender o português, patinando ou nadando como um campeão olímpico. Com isso, as crianças crescem sob pressão e cheias de atividades diárias. Não há qualidade de vida que resista a horários, obrigações e anseios.

Criança precisa ser criança e, portanto, responder àquilo que diz respeito ao universo infantil. Cabe aos pais estabelecer a separação entre esse universo e o do adulto. Aos adultos cabe a responsabilidade de definir horários para as atividades diárias, manter regularidade na rotina das crianças, impedir excessos, estabelecer ritmos e ritos que deem às crianças a noção do tempo, a fim de que ela saiba o que está por vir e o que lhe cabe cumprir. Até para que ela possa assimilar a importância de um prato colorido, o prazer de uma brincadeira entre amigos, o compartilhar experiências com a família, entre outras coisas que resgatam valores e qualidade de vida.

Conversar com as crianças sobre as mudanças e as vantagens de hábitos mais saudáveis; trocar a comida industrializada por refeições caseiras, envolvendo os pequenos no preparo de algumas receitas; desligar a TV durante as refeições reunindo a família em volta da mesa; propor atividades ao ar livre; estipular horários para dormir e acordar, respeitando a quantidade de tempo necessária para o descanso; participar das atividades da criança (tarefas, trabalhos, apresentações); compartilhar com a criança as dificuldades da família nos relacionamentos diários ou nas finanças da casa, definindo qual sua contribuição para evitar conflitos, desperdícios ou supérfluos; posiciona-la sobre assuntos referente a cidadania e criar regras explicando a necessidade delas em relação a hábitos de higiene, são dicas que ajudam promover melhorias nos hábitos infantis.

Fontes de pesquisa: www.diarioweb.com.br;  www.napvs.com.br;  www.minhavida.com.br



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