Medicina Preventiva /

Notícias

Recomendação nutricional na Doença Renal

12/03/2015

Na semana do Dia Mundial do Rim, o Bem Informado.com chama a atenção dos leitores para uma importante relação, a alimentação e a doença renal.

A alimentação é um dos pontos principais da saúde geral, já diz o ditado popular: "a saúde começa pela boca".

Importante para todos independente da idade ou sexo, a alimentação correta requer ainda mais atenção em alguns casos específicos, como o de pacientes com pré-disposição às doenças renais ou com casos já identificados.

"A alimentação correta é uma das formas de prevenção das doenças renais. Entre as maneiras de prevenção estão: beber bastante água e não sobrecarregar o rim com excesso de alimentos proteicos ou ricos em sódio" ressalta a nutricionista do Setor de Medicina Preventiva Marina Barbosa Alexandre.

A nutricionista destaca também que pessoas com hipertensão arterial e diabetes têm alto risco para desenvolver doença renal, por isso manter uma alimentação saudável é essencial para controlar estas doenças o diabetes e a hipertensão arterial.

A pessoa que se submete a um tratamento conservador ou pré-diálise têm diferentes necessidades nutricionais do que pessoas que não estão passando pelo mesmo processo. O consumo de alguns alimentos podem representar a estabilização ou evolução da doença. É nesse contexto que a terapia nutricional se faz essencial.


A terapia nutricional deve ser adaptada de acordo com o nível da doença, sendo orientada e programada apenas por um nutricionista.

Dietas erradas, tiradas da internet ou copiladas de outro paciente, podem representar prejuízos para a saúde e agravar o estado do paciente. Cada caso é um caso e requer exclusão ou acréscimo de alimentos diferentes.Alguns itens devem ser sempre evitados, como é o caso do sal. Ele é o principal vilão quando o assunto é doença renal.

O potássio também deve ser ingerido com cuidado para pessoas já diagnosticadas.

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Medicina Preventiva do Bensaúde e tire suas dúvidas. Telefone (17) 3214-6490.




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas