Medicina Preventiva /

Notícias

Dia Internacional da mulher - Conquistas e a relação com sexualidade através dos anos

06/03/2015

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Bem Informado.com busca uma reflexão sobre a trajetória da mulher na história e sua relação com a sexualidade.

Por muito tempo a sexualidade foi tabu. Mulheres não discutiam em casa sobre o tema e no matrimônio tudo era sobre o bem-estar do marido e sua satisfação.

Ao longo dos tempos mulheres e homens ocupavam papéis totalmente distintos na sociedade. Mulheres ficavam em casa e cuidavam dos filhos, enquanto o mercado de trabalho, as conquistas e aventuras, eram destinados aos homens. Neste ambiente a sexualidade feminina também era reprimida.

A revolução sexual e a emancipação feminina tiveram um papel fundamental nas mudanças que vêm ocorrendo no casamento, no amor e na sexualidade ao longo da modernidade, resultando em transformações radicais na vida e intimidade das pessoas, destacam Glauce Cerqueira Corrêa da Silva; Luciana Mateus Santos; Luciane Alves Teixeira; Maria Alice Lustosa; Silvio César Ribeiro Couto; Therezinha Alves Vicente; Vânia Pereira Fagundes Pagotto em artigo publicado no PePSIC (http://pepsic.bvsalud.org)

Entre conquistas de direitos, sutiãs queimados e entrada no mercado de trabalho, a sexualidade feminina também ganhou espaço para ser debatida.

As mulheres passaram a ocupar cargos em fábricas, empresas, saíram de casa e conquistaram direitos, antes pertencentes apenas aos homens. Foi nesse cenário que a relação da mulher com o próprio corpo começou a mudar, o surgimento dos anticoncepcionais é um dos marcos dessa trajetória de transformações.

Atualmente não é difícil encontrar em rodas de amigas, ou em bate papos abertos, o tema sendo abordado. Da televisão até nas escolas, mesmo ainda com barreiras, a sexualidade está em pauta.

Antes de tudo, a mulher deve conhecer o próprio corpo, pois isso a ajudará a ter maior segurança ao cuidar da própria saúde.  A informação é sempre agregadora.

Ter o acompanhamento de um médico ou psicólogo é uma forma da mulher tirar dúvidas e tomar decisões importantes, como qual anticoncepcional usar, por exemplo.

A vida sexual saudável interfere diretamente em diferentes setores da vida da mulher. Por isso, a discussão sempre é válida.




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas