Medicina Preventiva /

Notícias

Viva Bem sem Tabaco

11/09/2014

A Medicina Preventiva do Bensaúde desde 2012 criou o Viva Bem sem Tabaco, um programa de acompanhamento para beneficiários tabagistas que desejam parar de fumar.

Coordenado por pneumologista e conduzido por profissionais do setor, o programa oferece aos tabagistas motivados ou não à cessação, a avaliação do nível de dependência do cigarro e o acompanhamento individual até a parada definitiva do seu consumo.

O tabagismo é considerado uma doença causada pela dependência da nicotina e está incluído no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). O usuário de produtos do tabaco é exposto continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Esta exposição faz do tabagismo o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais. Veja alguns números:

  • 45% das mortes dor Doenças Coronarianas (ex: Infarto do Miocárdio);
  • 85% das mortes por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (ex: Enfisema);
  • 25% das mortes por doença vascular cerebral (ex: AVC -Derrames);
  • 90% dos casos Câncer de pulmão;
  • Fumantes de 1 a 4 cigarros, 15 a 24 cigarros e mais de 25 cigarros consumidos por dia têm, respectivamente, risco 8, 14 e 24 vezes maior de morte por câncer de pulmão do que pessoas que nunca fumaram;
  • De cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, trinta são fumantes;
  • O cigarro é responsável por cinco milhões de mortes ao ano no mundo, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia;
  • Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes.

Diante dos números negativos e alarmantes que o cigarro produz, a Medicina Preventiva vem incentivando cada vez mais os tabagistas a reverem seu hábito, até porque, os prejuízos se estendem às pessoas que convivem continuamente com eles, os chamados tabagistas passivos. Estes têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. Além disso, têm mais propensão à asma, redução da capacidade respiratória, 24% a mais de chances de infarto do miocárdio e maior risco de arteriosclerose.

No programa Viva Bem Sem Tabaco, o tabagista ainda que não esteja interessado em parar de fumar no momento, pode apenas passar por uma avaliação inicial onde será possível identificar a dependência da nicotina, bem como aspectos comportamentais ou psicológicos que estejam associados ao consumo do cigarro. Ou, para àqueles que estejam motivados em parar de fumar, passar por avaliação e ser encaminhado ou não para avaliação médica e permanecer em acompanhamento até sua cessação.

Os benefícios em parar de fumar serão de curto a longo prazo, por isso quanto antes o tabagismo for interrompido, maiores serão as chances de recuperação ou estabilização do quadro de doenças já diagnosticadas, bem como da diminuição de futuros problemas ocorrerem.

Os interessados devem entrar em contato com o setor de Medicina Preventiva do Bensaúde para fazer seu agendamento e receber maiores informações sobre o programa.




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas