Medicina Preventiva /

Notícias

UVA x UVB

13/02/2014

UVA x UVB

 

            Neste mês, a radiação solar chegou a níveis extremos na maior parte do Brasil. Isso acontece porque a falta de nuvens somada à temperatura elevada faz com que os raios solares sejam maiores  com isso, é fundamental se proteger, usando protetor solar e também roupas, que são as únicas que conseguem proteger o corpo 100% dos raios.

Entre as principais diferenças entre os raios UVA e UVB, está a cor que ele deixa na pele. Quando ocorre aquela vermelhidão após o sol, é um sinal de que a pessoa foi atingida pelos raios UVB, que atingem apenas a camada superficial da pele. Essa vermelhidão é mais comum naquelas pessoas que têm a pele clara, olhos azuis, sardas ou também em crianças com menos de 1 ano, que apenas se queimam e não se bronzeiam.

Quanto mais morena for a pessoa, menos ela vai se queimar e mais vai se bronzear - por outro lado, os mais branquinhos absorvem mais vitamina D do que os negros, que estão no grupo de risco de deficiência dessa substância. Por outro lado, quando a pele fica morena, significa que o raio UVA foi o responsável. Isso acontece porque o raio UVA atinge a derme, camada mais profunda da pele, dando a aparência de um bronzeado. Esse raio, ao contrário do UVB, tem a capacidade de ultrapassar as nuvens, ou seja, mesmo em dias nublados, eles podem atingir a pele. Além disso, eles não só podem causar câncer, como também são responsáveis pelo envelhecimento precoce e manchas na pele.

Por isso, é importante se proteger e usar o protetor solar  porém, a exposição ao sol pode ser também fundamental para a saúde já que estimula a produção de vitamina D. os raios UVA e UVB são responsáveis pelo estímulo de 90% da produção dessa substância, que é necessária para o corpo e para os ossos.

 

Considerações importantes:

Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares portanto, o fato de não ter ficado vermelho, não significa que a pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque não se queimou, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.

A quantidade de UVA emitida por uma  câmara de Bronzeamento pode chegar a ser 10 vezes maior que a da luz solar. Pode-se imaginar o dano causado à pele por este tipo de tratamento. Dano este que só vai aparecer com o passar dos anos. O uso destas câmaras para bronzeamento deve ser evitado apesar das alegações de que não fazem mal à pele. Elas provocam o envelhecimento precoce e predispõem ao surgimento do câncer da pele.

O FPS representa apenas a proteção contra o UVB. Alguns filtros solares já trazem também o fator de proteção contra o UVA.

EVITE OS HORÁRIOS ENTRE 10 E 16 HORAS. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Caso se exponha ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetores solares de FPS alto, use chapéus, óculos escuros, roupas e barracas.

 

Incidência de raios UVA e UVB em São José do Rio Preto

O Centro de Estudos Climáticos mediu nesta terça-feira (04/02) índice 13 de incidência de raios UVA e UVB em São José do Rio Preto (SP) numa escala que vai de 1 a 15. A proximidade do sol durante o verão e o céu mais limpo viraram sinônimo de níveis críticos de incidência de raios ultravioleta na região noroeste paulista. A falta de chuva é provocada por uma condição climática, relacionada à pressão atmosférica sobre os oceanos que impede a chegada de ar úmido no estado de São Paulo. Essa situação fica ainda mais grave no noroeste paulista, por causa da maior distância até o litoral.

Portanto, a recomendação é que se tenha muito cuidado com a exposição ao sol e utilize do maior recurso de proteção e hidratação possível.

 

Fonte: Portal G1     




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas