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Ano Novo, Novos Hábitos

16/01/2014

O começo de um novo ano desperta o desejo de fazer tudo diferente. A intenção de renovação em algumas áreas da vida, senão em todas, possibilita o planejamento de ações que se pretende por em prática. Algumas dessas ações, por vezes, são planos de longa data, mas, entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2014 pode ser uma boa oportunidade para rever o que foi feito e reorganizar a vida.

Emagrecer, alimentar-se de forma saudável, iniciar uma atividade física, parar de fumar, fazer uma faculdade, ter mais tempo para o lazer, fazer algum trabalho voluntário, mudar de emprego ou controlar o estresse, são apenas alguns exemplos de promessas. Mas de nada valem se o que existir for apenas o desejo. Intenção sem ação não provoca mudança. Um bom planejamento pode ser a garantia de metas executadas e muita satisfação.

Algumas dicas podem ajudar na organização e execução de planos:

1. Defina o que pretende fazer: estabeleça novos planos de forma clara, determinando uma meta que seja nova, desafiadora e alcançável. Exemplos: definir uma atividade física ou emagrecer 10 kg.

2. Estabeleça um plano de ação: identifique todas as atividades e fases para alcançar seu objetivo e liste-as. Comece com pequenas ações. Defina a periodicidade da ação e reorganize seus horários e rotina para a inclusão dela. Ex: começar caminhada diária de 20 minutos iniciais e aumentar gradualmente até a duração de uma hora; emagrecer 2 kg ao mês e levar em conta que a mudança do hábito alimentar deve ser considerada desde o que se compra no supermercado, os lugares que frequenta e lembre-se que as escolhas determinam as consequências.

3. Estabeleça prazos: determine uma data para por em prática seus planos, considerando que já esteja inserido dentro de uma rotina possível. Comece a agir e não demore em seguir os passos estabelecidos. É necessário aproveitar o momento em que se sente motivado, evitando situações que possam atrapalhar seus novos planos. Algumas pessoas adiam mudanças apoiando-se em desculpas e acabam se auto sabotando. Ex: uma dieta pode ser iniciada em qualquer dia da semana e em qualquer refeição, não só às segundas-feiras e começar a exercitar-se deve ser considerada o prazer e a adequação do exercício aos limites do corpo quando se é sedentário.

4. Faça avaliações periódicas: Defina um tempo de execução para cada meta estabelecida e uma data para reavaliá-la. É importante uma avaliação periódica a fim de verificar se o planejamento está sendo eficaz e se os resultados até o momento são satisfatórios. Cumprir metas dentro de prazos estimados é essencial para não perder o foco. Ex: faça mudanças nos seus hábitos alimentares e as mantenha ao longo do tempo até que sejam definitivamente incorporadas em sua alimentação. Observe a sensação de bem estar proporcionada pela realização do exercício físico e a influência benéfica no humor e no sono, por exemplo.

5. Identifique possíveis falhas: é necessário identificar falhas para que ajustes sejam feitos ou para que se estabeleçam outras maneiras de se conseguir o desejado. Nem sempre o que parece um bom planejamento na teoria é possível de ser aplicado na prática. Algumas alterações são importantes para evitar o risco de fracassar e com isso gerar frustração e desistência. Ex: alguns alimentos não são consumidos por resistência ou preconceito alimentar, sem que ao menos sejam experimentados. Amplie suas opções, estando aberto a novos sabores e texturas. Se o ambiente de uma academia lhe gera desconforto e leva a não frequentar as aulas, pense em atividades ao ar livre em que poderá se sentir mais à vontade.

Colocar em prática novos projetos de vida, sejam eles na saúde, na vida familiar, pessoal, profissional ou social é possível, porém, há de se considerar todas as condições que favorecem ou atrapalham sua execução. A identificação de motivos e necessidades pessoais, preferências, adequação à rotina de vida, expectativas e o estímulo das pessoas com as quais se convive são fatores importantes e determinantes para o sucesso ou o fracasso. Saiba que em toda mudança há obstáculos, dificuldades e escorregões, mas é possível enfrentá-los e se necessário corrigir o erro e não o repeti-lo para continuar persistindo naquilo que reconhecidamente lhe fará bem.


"É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las"

Benito Mussolini




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