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Atividade Física

08/01/2014

O que é atividade física?

É um conjunto de ações que um indivíduo pratica envolvendo gasto de energia através de movimentos corporais. Consiste em exercícios bem planejados realizados repetidamente, com indicação do médico e orientação de um fisioterapeuta ou professor de educação física.

A Atividade física está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes, pois a inatividade ou sedentarismo associado a dietas inadequadas, tabagismo e ao álcool são determinantes na ocorrência e progressão de doenças.

Importante saber que quanto maior o gasto de energia em atividades habituais, maiores serão os benefícios para a saúde.

Qual a melhor atividade física?

A escolha da atividade física é sempre individual, levando em consideração a preferência pessoal e aptidão física. A regularidade e                                                   continuidade dependem do prazer em se praticar determinada atividade, afinal algumas delas dependem de habilidades específicas.

Recomendações importantes:

- Uso de roupas e calçados adequados (roupas leves, calças ou bermudas em malha e tênis);

- Beber grande quantidade de líquido, antes do exercício;

- Não realizar exercícios em jejum;

- Iniciar atividade lenta e gradualmente;

- Respeitar seus limites pessoais e informar qualquer desconforto (ex: dor no peito, falta de ar);

- Praticar exercícios apenas quando estiver se sentindo bem.

Quais os benefícios da Atividade física?

- Auxilia na melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade;

- Perda de peso e da porcentagem de gordura corporal;

- Redução da Pressão Arterial em repouso;

- Controle glicêmico, redução do colesterol total e aumento do HDL (colesterol bom);

- Reduz o estresse;

- Melhora a auto-estima, reduzindo a ansiedade e auxiliando no tratamento da depressão.

Dicas:

- É recomendável exercitar-se pelo menos 30 min diários. Importante salientar que exercícios de força muscular devem ser realizados duas vezes por semana.

- Alongamentos são essenciais para o aquecimento e relaxamento muscular, aumentam a flexibilidade e diminuem as tensões musculares.

- Os exercícios de ginástica e musculação garantem fortalecimento muscular, protegendo as articulações e reduzindo os riscos de lesões.

- A caminhada melhora a capacidade cardiorrespiratória e auxilia no retorno venoso (aumenta a circulação sanguinea) diminuindo o inchaço nas pernas e pés.

- A hidroginástica permite a redução do esforço articular (indicada principalmente para portadores de artrose e artrite).

Com orientação de um profissional encontre a atividade que lhe seja mais adequada. Estando feliz é a melhor maneira de atingir seus objetivos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes, www.portalmed.com.br




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