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Dislipidemia

07/01/2014

Dislipidemia é a presença de altos níveis de gordura no sangue, causada principalmente pela dieta rica em gorduras e se caracteriza pelos níveis elevados do Colesterol Total e LDL, redução nos níveis do colesterol HDL e aumento dos níveis de triglicerídeos, os quais podem induzir à doença coronariana.

Colesterol Total e Colesterol LDL são chamados de COLESTEROL ruim, pois se depositam nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue o que pode levar ao entupimento devido aos altos níveis desses tipos de gorduras.

Colesterol HDL chamado de COLESTEROL bom, pois auxilia o organismo na eliminação das gorduras ruins depositadas nos vasos sanguíneos, para depois ser expulsas através do fígado.
Triglicerídeo: é uma das formas que o organismo tem de transportar gorduras pelo sangue e produzir energia para o organismo, mas em níveis acima dos valores de referência podem trazer diversos tipos de doenças cardiovasculares. 

Causas

- Hereditariedade;

- Doenças como hipotireoidismo, diabetes, mellitus, insuficiência renal, entre outras;

- Medicamentos como diuréticos em altas doses, terapia de reposição hormonal, corticoesteróides, entre outros;

- Hábitos de vida inadequados.

COMO CONTROLAR A DISLIPIDEMIA

Preferir

- Peixes de águas profundas e frias os quais são ricos em ômeca 3, como salmão, sardinha, atum, arenque, truta e cavala;

- Cortes magros de carne vermelha, retirando toda gordura visível antes do preparo;

- Iogurte e leite desnatado, requeijão light, queijo minas fresco ou ricota;

- Óleos vegetais de milho, arroz, soja, girassol, canola e oliva;

- Alimentos ricos em fibras: vegetais crus, frutas, cereais integrais (aveia, arroz integral, quinua, centeio) e leguminosas (feijão, soja, lentilha);

- Sementes e oleaginosas: linhaça, chia, castanha do pará, nozes, avelãs, amêndoas;

- Suco de uva roxa, devido presença de resveratrol - substância que tem a capacidade de aumentar o colesterol HDL;

- Abacate, pela presença de gorduras boas (monoinsaturadas), as quais auxiliam na redução de colesterol LDL.

Evitar

- Miúdos (fígado, rim, miolo e coração);
- Carne com gordura, pele de frango, frios e embutidos;
- Banha, bacon, manteiga e frituras em geral;
- Massas do tipo croissant e podre;
- Carboidratos simples: arroz branco, farinha branca, mel, açúcar e seus derivados (doces, balas, geleias e sorvetes);
- Leite integral, queijos amarelos, requeijão cremoso e creme de leite;
- Bebida alcoólica em excesso;
- Fumar, por ser um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

Faça consultas médicas e pratique atividade física regularmente.
A prevenção é a melhor escolha!

Fonte de pesquisa: www.endocrino.org.br;  www.cardiol.br



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