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Estresse

07/01/2014

O Estresse pode ser entendido como uma resposta de adaptação do organismo às situações da vida. Os sintomas do estresse são semelhantes a outras doenças físicas ou emocionais e por isso é responsável por uma significativa procura de avaliação médica. Daí a importância de não ignorar o prejuízo causado por este problema.

TIPOS

ESTRESSE AGUDO: mais intenso e curto provocado por situações passageiras, novas e desconhecidas, situações de perigo ou desafios, situações de perda ou até mesmo situações de prazer e felicidade. Este pode ser favorável, pois motivam à superação e enfrentamento, aumentando o rendimento, o raciocínio, a memória e a concentração.

ESTRESSE CRÔNICO: decorrente das situações vividas no dia-a-dia e mantidas por longos períodos, com as quais muitas pessoas aprendem a conviver. Isso leva ao desgaste do organismo por se manter em estado de tensão e alerta por um tempo maior do que deveria, causando prejuízo físico e mental.

CAUSAS

As fontes de estresse são inúmeras e o impacto provocado por elas varia de uma pessoa para outra. As experiências pessoais, temperamento, estratégias de enfrentamento e outros fatores serão determinantes para adaptação à situação estressora.

Exemplos:

- Causas externas que envolvem condições físicas adversas (dor, frio, calor excessivo);

- Causas internas que estão relacionadas à personalidade (pessoas perfeccionistas e auto-exigentes);

- Situações psicologicamente estressantes (trabalho, doenças, problemas de relacionamento e financeiros), insegurança, depressão e solidão.

             SINTOMAS FÍSICOS

SINTOMAS PSICOLÓGICOS

Dor de cabeça

Dores musculares

Problemas digestivos

Alterações do sono

Problemas cardíacos

Alergias

Queda de cabelo

Mudança de apetite

Tonturas

Apatia
Problemas com a Memória
Tiques nervosos
Isolamento e introspecção
Desmotivação
Irritabilidade
Emotividade acentuada
Ansiedade

Depressão

COMO TRATAR?

O primeiro passo é entender o que o levou a estar nesta condição. É impossível mudar tudo na vida, mas pequenas mudanças em hábitos diários, praticadas com disciplina e dedicação farão toda diferença. 

Siga estas dicas para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida:

- Pratique alguma atividade física regularmente;

- Alimente-se de forma saudável;

- Aprenda a relaxar;

- Tenha atividades de lazer;

- Organize sua rotina e seu tempo;

- Estabeleça prioridades;

- Durma bem;

- Evite o cigarro e bebidas alcoólicas;

- Mantenha relacionamentos saudáveis e prazerosos;

- Identifique seus limites;

- Seja menos exigente consigo mesmo;

- Desfrute de lugares e companhias agradáveis.

Entender o que o estressou, reconhecer os sintomas, identificar seus limites de resistência e lidar de forma satisfatória com as causas é muito importante para evitar que o estresse se manifeste várias vezes ao longo da vida.

Fonte: www.estresse.com.br




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