Medicina Preventiva /

Notícias

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

21/11/2013

A data de 20 de Novembro foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra por ser esse o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu no ano de 1695.

 

Pesquisas e estudos indicam que ele nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do Quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao Padre Antônio Melo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente.

 

O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. Ali viviam cerca de vinte mil habitantes entre negros, brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelos colonizadores. E sobreviviam do plantio de frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era uma questão de honra.

 

No período do Brasil colonial, os quilombos liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até à morte contra a escravidão, sendo que a abolição oficial da escravatura só veio a acontecer em 1888, 193 anos após sua morte.

 

Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, etc.

 

Apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. Em São José do Rio Preto, este ano a data foi oficializada como feriado municipal.

 

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas.

 

É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. Por isso, na cidade haverão diversos eventos organizados pela Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia, e o Conselho Afro-Brasileira: Dia 19, as 9h30, haverá apresentação com o grupo As Valquírias e passeata até o Terminal Rodoviário.  Dia 24, haverá “Missa Afro”, na Igreja Santa Luzia, as 19h30. No dia 28, as 18h, no Ibilce terá abertura do “Consciência Negra na Unesp” (apresentação musical e mesa redonda formada com doutores e professores para debater o tema “Saúde da Mulher Negra”). As comemorações serão encerradas dia 30, a partir das 19h30, com uma noite cultural, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil. Estão planejadas apresentações de dança afro, de salão, capoeira, hip hop, além de apresentações musicais como um coral afro, pagode e samba reggae.

 

 

Fonte de pesquisa: www.g1.globo.com;  www.r7.com; www.brasilescola.com.br



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas