Medicina Preventiva /

Notícias

Nutrição e Psicologia: O Trabalho em Equipe Garante Bons Resultados

06/09/2013

No mês de agosto foi comemorado duas datas importantes na área da saúde, cujos dias são 27 de Agosto – Dia do Psicólogo e 31 de Agosto – Dia do Nutricionista.



O Psicólogo é o profissional da área da saúde que se dedica a analisar o comportamento do ser humano e, assim, poder ajudá-lo a enfrentar problemas emocionais. É um profissional formado em Psicologia, preparado para lidar com questões relativas ao comportamento humano e promover a boa saúde mental dos indivíduos e seus grupos. Sua área de atuação é ampla e também necessária junto a outros profissionais fazendo parte de equipes multiprofissionais em diversos segmentos. O trabalho do psicólogo na área da saúde (Psicologia da Saúde) visa identificar os fatores responsáveis pelo adoecimento e as mudanças de comportamento necessárias para a recuperação e a manutenção da saúde e se dedica também a todos os programas que venham a enfocar a saúde física e mental coletiva.



Já a nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.  



O nutricionista trabalha de acordo com os princípios da ciência da nutrição e estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação. Caminha no âmbito da nutrição humana, compreendendo fatores biológicos, sociais e culturais a fim de transmitir conhecimentos sobre bons hábitos de alimentação que garantam uma melhor qualidade em todos os ciclos da vida.



É atuante na pesquisa e orientação das melhores escolhas alimentares, seguindo também dados de exames realizados. Com base nesses dados, o profissional entende o organismo do paciente e identifica as deficiências ou excessos podendo assim elaborar uma dieta adequada e individualizada, além de auxiliar no controle das patologias já diagnosticadas.



É cada vez maior o número de pessoas que tomam consciência da importância da boa alimentação e do equilíbrio emocional como formas integradas de mudanças para o bem estar. Desta forma, cresce o número de indivíduos interessados em manter uma alimentação saudável e também a busca por suporte psicológico para comportamentos disfuncionais que ameaçam a saúde.



Pensado nisso, o setor de Medicina Preventiva do Bensaúde promove o Bem Saudável através de ações e atividades para uma melhor qualidade de vida, as quais são acompanhadas por equipe multiprofissional. 



Maiores informações no setor de Medicina Preventiva do Bensaúde: 3214-6490 ou medicinapreventiva@bensaúde.com.br



Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas