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Como lidar com o estresse no trabalho

02/05/2013

O ambiente do trabalho tem se modificado e acompanhado o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a própria capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só durante o expediente, como também na vida pessoal.

Para conquistar o sucesso profissional, muitas pessoas deixam de se preocupar com a qualidade de vida e esquecem os cuidados básicos para que seu organismo funcione da forma correta. Desta forma, as estatísticas sobre a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores brasileiros têm mostrado índices preocupantes. Um levantamento feito por uma empresa do segmento de saúde corporativa revelou que 42% dos 194 mil empregados entrevistados apresentam alto nível de estresse e 65% não praticam atividade física. Outros 48% possuem elevado nível de ansiedade e 41% não conseguem equilibrar a vida profissional e pessoal.

Os tempos modernos impuseram uma nova rotina aos funcionários, que geralmente tem uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos centenas de vezes por dia. Portanto, a ginástica laboral é a atividade física no ambiente de trabalho que pode contribuir para a redução da sensação de fadiga no final do dia e consequentemente melhorar a qualidade de vida do trabalhador.

A boa alimentação é outro fator importante. O trabalhador deve alimentar-se corretamente ao longo do dia evitando assim, sintomas como dor de cabeça, indigestão e fraqueza. A má alimentação pode interferir diretamente no bom desempenho durante a jornada de trabalho e por consequência gerar estresse.

Principais sintomas de estresse no trabalho:

          Dificuldade de concentração

          Desmotivação

          Lapsos de memória

          Depressão

          Insônia e/ ou sensação de cansaço ao acordar

          Irritabilidade acima do injustificável

Problemas de saúde que podem surgir:

          Dores de cabeça

          Dor no estômago ou gastrite

          Sistema imunológico frágil

          Problemas respiratórios

          Problemas dermatológicos

          Pressão Alta

          Taquicardia

Consequências:

          Queda de produtividade

          Ausência no trabalho

          Aumento no número de erros

          Atitudes mais autoritárias

          Conflitos na equipe

          Isolamento social

Como combater o estresse:

          Identificar a causa do estresse

          Ter uma alimentação saudável

          Procurar apoio psicológico quando perceber que algo está errado

          Praticar atividades físicas regulares

          Não fumar e evitar consumo exagerado de bebida alcóolica

          Dormir bem

Como evitá-lo:

          Definir prioridades: descreva uma lista com as atividades mais urgentes em ordem de prioridade;

          Evitar autocobranças: ninguém está certo o tempo todo;

          Aprender a perdoar: aceite o fato que todos cometem erros;

          Pensar positivo: tente ver a vida sob uma perspectiva mais alegre e positiva;

          Ter momentos relaxantes: não economize tempo com amigos e familiares, divirta-se, ouça músicas, assista bons filmes, faça atividades prazerosas;

          Comunicar-se bem: procure entender de forma clara as expectativas de seus superiores.

Em meio a diversidades de pessoas no ambiente de trabalho, percalços e todo estresse que um dia de trabalho pode gerar, pare, respire fundo e acalme-se. Dessa forma, encontrará as alternativas certas para os desafios que ainda estão pela frente.

 

Fontes: www.sbcoaching.com.br





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