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Administre seu tempo e mude de vida

07/03/2013


O tempo pode ser dividido em duas categorias: o tempo medido e o tempo vivido. O tempo medido é aquele contado no relógio, mas na realidade, o que realmente importa é o tempo vivido. Por isso, quando acaba o mês e há aquele sentimento de não conseguir realizar nada que havia planejado, é porque alguma coisa está errada.
Isso porque o tempo é a coisa mais democrática que existe: todos possuem, todos os dias, as mesmas 24 horas disponíveis. O problema não é o tempo, mas como o vivencia.
Para saber administrar o tempo, é fundamental conhecer a si mesmo. É necessário saber qual é o horário mais produtivo - manhã, tarde ou noite - e direcionar as atividades mais importantes para este horário, assim provavelmente haverá maior rendimento.
É preciso criatividade para cuidar de si nesta vida agitada, mas é possível. Talvez pareça egoísmo e até esquisito, mas ao priorizar o bem-estar durante alguns meses, você verá que dispõe de mais energia, sentindo-se mais objetivo e confiante para executar muito mais do que já vem fazendo.

Dicas para administrar melhor o tempo:

1. Pegue a agenda e repasse os compromissos diários. Procure janelas de tempo que possa reservar para si, como o horário de almoço, ou períodos intermediários, como o final do expediente e início da noite. Reflita se não é o caso de levantar mais cedo e arranjar um tempo durante a tarde.  
2. Reserve um mínimo de meia hora por dia, pelas próximas duas semanas. É importante a percepção de que passado esse período é possível incorporar essa prática no cotidiano.
3. Escolha como deseja passar esse tempo e programe-se para isso com antecedência. Por exemplo: fazer exercícios e/ou ir à feira.
4. É importante cuidar da alimentação, já que comer alimentos nutritivos e que tragam energia faz toda diferença na rotina diária e na qualidade de vida.

O que é necessário perceber que nesta constante guerra travada contra os ponteiros do relógio, algumas coisas não foram percebidas ou foram esquecidas, o que vêm dificultando as pessoas na administração de suas tarefas e de seus tempos, por exemplo:
·                    Administração de tempo não é uma técnica, mas sim um comportamento. Não existe nenhuma técnica milagrosa que resolva o problema da má administração do tempo. Administrar tempo é a atitude assertiva diante de uma tarefa.

·                    Não existe a "administração do tempo no trabalho". O tamanho de um minuto é o mesmo, esteja em uma reunião de trabalho ou jogando uma partida de baralho. É necessária a dedicação, além do trabalho, ao lazer, à família, à saúde, ao descanso, entre outras. Portanto, o tempo é administrado por cada um.

·                    Saiba a diferença entre urgência, importância e prioridade. Urgência está ao prazo de execução e de início da tarefa. Importância é o quanto aquela tarefa irá agregar para se atingir os objetivos profissionais ou pessoais, dependendo da tarefa. A prioridade da tarefa surge a partir da combinação de seu grau de urgência e importância. Aí se tem um dos maiores paradigmas a serem quebrados: uma tarefa prioritária nem sempre é aquela que se deva fazer logo (isto está ligado à urgência), ou é uma tarefa importante (isto está ligado à importância).

·                    Saiba dizer "não". Executam-se muitas tarefas no dia-a-dia, aquelas que se não forem feitas não fariam a mínima diferença, mas, muitas vezes, continua-se a fazê-las por não saber dizer "não", seja para o interlocutor, seja para nós mesmos. É necessário ter coragem para negar estas coisas "alienantes", dizendo "não" da melhor forma possível, não criando nenhum choque de relacionamento, mas com convicção.

·                    Utilize os recursos como aliados e não como inimigos. Alguns recursos como a agenda, secretária eletrônica e e-mail são ferramentas que auxiliam muito na administração do tempo, porém se mal utilizados, eles podem ser tornar um grande vilão.

A parte mais difícil para qualquer metodologia que se proponha é transformar a teoria em prática, ou seja, fazer do tempo um recurso capaz de proporcionar mais felicidade, saúde, lazer e dinheiro. A administração pessoal é viver de forma a conseguir realizar “algo a mais”, e para isso é preciso ter tempo e usá-lo com mais sabedoria.

Fonte: http://blog.maistempo.com.br;  http://carreiras.empregos.com.br; Livro Menos Estresse, Mais Sucesso, de Claire Harris, Ed. Publifolha.




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