Medicina Preventiva /

Notícias

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

07/02/2013

No dia 4 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, com o intuito de chamar a atenção da população sobre medidas de prevenção e combate ao Câncer.

Segundo a União Internacional de Combate ao Câncer (UICC), a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas recebem diagnóstico de câncer, sendo a principal causa de morte em todo o mundo e no Brasil, a segunda. Apesar disso, estima-se que um terço dessas mortes poderiam ter sido evitadas com a prevenção, a detecção precoce e os tratamentos existentes.

As regiões Sul e Sudeste apresentam as maiores taxas de incidência para o desenvolvimento do câncer, enquanto as regiões Norte e Nordeste, as menores.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. As células cancerígenas podem adquirir a capacidade de se desprender do tumor e de migrar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sanguíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando as metástases.

O processo de formação do câncer, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível e maligno.  Por outro lado, um tumor benigno significa uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.

Segundo o INCA, estima-se que em 2013 os cinco tumores mais incidentes para o sexo masculino serão o câncer de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto e estômago. Para o sexo feminino, destacar-se-ão, entre os cinco mais incidentes, os tumores de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e pulmão.

A chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, a adquirir uma doença são os chamados fatores de risco. Exemplos: tabagismo, obesidade, alimentação desequilibrada, sedentarismo, à exposição aos poluentes químicos, consumo irregular de medicamento estão associados 90% dos casos.

Há indícios de que alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino são adquiridos pela forte relação genética, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum.

O envelhecimento traz mudanças nas células que também aumentam a suscetibilidade em desenvolver uma célula maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explicando em parte o porquê de o câncer ser mais frequente nesses indivíduos.

Para reduzir o risco para o desenvolvimento do câncer é necessário tomar algumas providências como:

·                    Parar de fumar;

·                    Possuir uma alimentação saudável;

·                    Limitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

·                    Praticar atividade física regularmente;

·                    Fazer diariamente a higiene oral;

·                    Evitar a exposição prolongada ao sol e usar filtro protetor solar;

·                    As mulheres devem sempre realizar o exame das mamas e submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero (Papanicolau);

·                    Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para avaliar o risco para o câncer da Próstata e receber as devidas orientações.

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

 

               Importante: Diagnóstico precoce é o melhor tratamento.

 

Fontes: www.inca.gov.br




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas