Medicina Preventiva /

Notícias

Envelhecimento Ativo

24/01/2013

O envelhecimento é um processo biológico natural com mudanças geneticamente determinadas resultantes em perda funcional progressiva e generalizada do organismo. Consequentemente aumenta a vulnerabilidade para o risco de doenças. Isso justifica a razão pela qual os idosos ficam doentes com mais frequência que os jovens.

Apesar desta fase da vida poder vir acompanhada de restrições, não deve ser sinônimo de perda de qualidade de vida. A forma e a intensidade que cada um vivenciará os efeitos da idade dependerão, em grande parte, pelo que foi construído nos anos anteriores, ou seja, depende dos comportamentos que se tem ao longo da vida. São eles: sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, má alimentação, estresse, etc. O que de fato pode trazer transtorno são algumas limitações decorrentes de complicações de doenças crônicas mal controladas, como por exemplo, o Diabetes, a Hipertensão Arterial e o Colesterol elevado.

Sabe-se que vivem mais e melhor, as pessoas que se mantém ativas seja física, mental, social e emocionalmente, independentemente se em um ritmo mais lento em função da idade. O exercício físico, por exemplo, minimiza dores musculares, articulares e doenças crônicas. A atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada.

Uma vida socialmente ativa evita o isolamento, amplia suas relações interpessoais e estimula a participação em atividades que melhoram o equilíbrio emocional e o bem estar. Assim, tem sido cada vez maior o incentivo para que as pessoas mantenham um ritmo de vida produtivo e sejam estimuladas à manutenção de hábitos saudáveis. A este processo dá-se o nome de “Envelhecimento Ativo”, que é a otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança.

Os programas de Envelhecimento Ativo aplicam-se tanto a indivíduos quanto a grupos e permitem que as pessoas percebam seu potencial para o bem-estar físico, social e mental, ou seja, que participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades. O objetivo é aumentar a expectativa de uma vida saudável.

Há um consenso geral, baseado em evidências, de que a trajetória de saúde e doença de um indivíduo ao longo da vida é o resultado de uma combinação genética, ambiental e de estilo de vida. Não se pode negar, porém, que a influência da genética para determinados tipos de doenças (Diabetes, Doenças Cardíacas, Doença de Alzheimer e certos tipos de Câncer) varia bastante entre os indivíduos. Apesar de não se poder intervir na hereditariedade para doenças e em complicações resultantes dela, é possível com uma rede de apoio familiar e de amigos, auxiliar na capacidade de enfrentar os problemas provocados pelo declínio funcional de algumas doenças.

Outro aspecto ainda muito importante está relacionado aos fatores psicológicos, quadros depressivos, consumo de álcool e/ou medicamentos, solidão e o isolamento são tão prejudiciais quanto o envelhecimento em si.

A habilidade na resolução de problemas e adaptação a mudanças e perdas, são indícios fortes de envelhecimento ativo e longevidade. Ainda que haja déficits cognitivos como dificuldade na aprendizagem e memória, que naturalmente ocorre com o aumento da idade, o declínio também se dá pelo desuso destas funções, ou seja, a falta de interesse, prática e acomodação.

Ao envelhecerem, tanto o homem quanto a mulher que tiveram hábitos de vida saudáveis, terão melhores condições de adaptação e ajuste em sua vida depois dos 60 anos. As perdas podem ser compensadas por ganhos em sabedoria, conhecimento e experiência, recursos inegáveis e indispensáveis nesta fase da vida.

 

Fonte: www.envelhecerativo.psc.brwww.prosaude.org




Escritório Central
(17) 3214-6499

Unidade Administrativa
Rua XV de Novembro, 4488 - Redentora
CEP 15015-110 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Medicina Preventiva
Rua Redentora, 3140 - Redentora
CEP 15015-780 - São José do Rio Preto/SP
Unidade Comercial
Rua Redentora, 3238 – Redentora
CEP 15015-780 – São José do Rio Preto/SP
© Bensaúde - Todos os direitos reservados
desenvolvido por Diginova - Sites e Sistemas